Criar conteúdos de qualidade, responder dúvidas do público e ter uma identidade visual bem definida são dicas de como vender mais nas redes sociais.
Dicas gerais de como vender nas redes sociais
1. Crie conteúdos de qualidade
Como se destacar em meio a tantas empresas investindo nas redes sociais?
Para construir uma presença sólida nesses canais, é preciso produzir conteúdos de qualidade — e com constância. Por isso, conheça bem as necessidades da sua persona e faça publicações com respostas para os problemas dela.
Uma dica é criar um calendário editorial de postagens para manter a periodicidade, com temas e datas de publicação. Para empresas que estão presentes em diferentes redes sociais, é bom evitar o copia e cola. Mesmo que faça publicações sobre o mesmo assunto, convém fazer adaptações nos conteúdos, para adequá-los a canal.
Mesmo que essa publicação não resulte diretamente em uma venda, é uma maneira de criar autoridade no seu mercado de atuação. Assim, quando for comprar, certamente o público lembrará de você.
2. Tenha uma identidade visual
Sabe quando você vê uma imagem na internet e já sabe de qual empresa se trata? Isso acontece porque esse negócio tem uma identidade visual bem definida, o que também é importante para fortalecer sua marca.
Nas publicações, use imagens impactantes, o que é válido principalmente para redes de apelo visual, como o Instagram.
3. Responda todas as dúvidas
Se a ideia é criar um relacionamento com o público para vender mais, é preciso também dar atenção aos clientes. Responder comentários, tirar dúvidas, ficar atento ao inbox… Não deixe os potenciais consumidores no vácuo. Mostre-se disponível!
Se você não tem uma pessoa dedicada às redes sociais, responder mensagens o dia todo pode ser contraproducente, afinal há outras tarefas para realizar. Nesse caso, que tal reservar alguns momentos do dia para fazer isso?
Também dá para aproveitar outras funcionalidades das redes sociais para estimular as conversas. As enquetes do formato stories do Instagram são boas para isso, por exemplo.
4. Use o social commerce
Para vender mais nas redes sociais, empresas podem usar também o social commerce, que consiste em usar as redes sociais para fazer transações de um ecommerce de maneira integrada. A ferramenta é bastante popular no Instagram, por exemplo.
A ferramenta é uma boa ideia porque permite vender direto para o consumidor, sem usar intermediários. E aproveita o impulso de compra, já que o usuário não precisa deixar o aplicativo da rede social para ir até o site ou a outro app para fechar a compra.
Como vender nas 4 redes sociais mais usadas no Brasil
Depois dessas dicas mais gerais de como vender nas redes sociais, podemos partir para conselhos mais específicos. Reunimos, abaixo, dicas sobre como fechar mais negócios nas redes sociais mais usadas no Brasil — YouTube, Facebook, WhatsApp e Instagram. Cada uma delas tem suas especificidades. Confira:
Como vender no YouTube
Sim, depois de ultrapassar o Facebook em 2019, o YouTube é a rede social mais usada no Brasil. Por isso, quem busca dicas de como vender nas redes sociais precisa considerar uma presença no site de vídeos. Veja como fazer:
Crie um canal: a primeira dica, é claro, é criar um canal no YouTube, seguindo nossos conselhos anteriores: use o nome e a identidade visual da empresa. Se você quiser aprender mais sobre edição de vídeos, temos um conteúdo sobre o assunto no nosso canal;
Pautas diversas: publique vídeos diversificados, com dicas, história da empresa, cases, novidades do seu segmento de atuação, dicas de uso de produtos e serviços;
Otimize seus vídeos para SEO: com o crescimento das redes sociais, o SEO para YouTube ganha cada vez mais importância. Lembre-se de otimizar seus títulos e descrições para aparecer nos resultados de busca, tanto do YouTube quanto do Google.
Aproveite as ferramentas que o YouTube disponibiliza: o YouTube disponibiliza uma ferramenta de análise que permite medir seus resultados depois que publicar os vídeos: dá para saber quanto tempo o público assiste, informações demográficas dos espectadores, origem do tráfego, quais os dispositivos usados e mais.
Como vender no Facebook
Mesmo desbancado pelo YouTube, o Facebook segue como a segunda rede social mais usada no Brasil — são 130 bilhões de usuários por aqui. Estar presente na rede social é básico. Mas como utilizá-la para vender mais?
Integre seu ecommerce com o Facebook: se você tem um ecommerce, que tal integrá-lo com o Facebook? Assim você consegue controlar tudo em um só lugar, e ainda dá ao cliente a facilidade de comprar sem sair da rede social;
Use o Facebook Ads: há anos o Facebook vem reduzindo o alcance orgânico de páginas, privilegiando posts de amigos e familiares. Por isso, usar o Facebook Ads para impulsionar publicações é cada vez mais importante. Assim, você segmenta seus posts e pode mostrá-los ao público certo.
Como vender no WhatsApp
O WhatsApp é de longe o app de mensagens mais usado pelos brasileiros — e pode ser considerado, também, uma rede social. Veja como vender mais no famoso zap:
Use o WhatsApp Business: a versão para negócios do app de mensagens foi lançada no Brasil em 2018. Ela permite interagir diretamente com clientes, classificando e respondendo mensagens rapidamente. Se você ainda usa uma conta comum, crie agora um perfil de negócios para facilitar seu trabalho;
Crie relacionamento: o WhatsApp é um bom meio para informar seus clientes sobre promoções, sorteios, eventos e outras novidades. Mas lembre-se de não exagerar no número de mensagens: envie só o que é realmente interessante.
Como vender no Instagram
Com forte apelo visual e voltado para celulares, o Instagram é um prato cheio para quem quer vender mais. O aplicativo foi incorporando outros formatos, como stories e lives, e hoje é possível usá-lo para atrair o público de diversas maneiras. Veja dicas de como vender pelo Instagram:
Capriche nas imagens: tudo gira em torno de imagens no Instagram. Por isso, aproveite esse espaço para mostrar não só seus produtos e serviços, como também para explorar um estilo de vida relacionado com o seu negócio. Outros temas a explorar são o making of, o processo de criação e produção dos seus produtos — o formato stories é ótimo para isso;
Use o Instagram Shopping: sabe quando você clica sobre a foto de uma marca e já vê um balão clicável com o valor do produto, podendo clicar nele e fazer a compra? Isso é possível por meio do Instagram Shopping. Aproveite essa ferramenta na sua conta para vender mais!;
Aproveite as hashtags: ao contrário do Facebook, as hashtags são bastante úteis no Instagram. Elas podem ajudar os usuários a encontrarem seus produtos, eventos ou promoções;
Complemente a estratégia orgânica com o Instagram Ads: é possível anunciar por meio de carrossel, retargeting para campanhas no Facebook e padrão patrocinado usando o Instagram Ads. Use os anúncios para complementar sua estratégia e vender mais.