Para escolher sua Agência de Marketing Digital, primeiramente você precisa lembrar que o conceito de marketeiro digital está tão esgotado quanto o de coucher e startupper.
Isso significa que é sempre mais difícil achar a agência certa para suas necessidades.
E não necessariamente por uma questão de qualidade boa ou ruim de umas em comparação com outras. Simplesmente acredito que cada agência cabe para um cliente diferente, mas principalmente, para um momento diferente.
1) Freela, Agência, Consultoria, Assessoria ou Empresa – Os critérios para tomar a sua decisão
Por exemplo, se você está começando agora com seu negócio, seja qual for, você não tem um conhecimento do mundo digital tão profundo para fazer a escolha 100% certa.
Pode ler conselhos, blogs, e-books à vontade, mas só a sua experiência vai lhe dizer o que é justo decidir.
Um empresário acrescenta um risco pessoal dentro da empresa que toca, pois ela é parte dele mesmo, tanto pelo dinheiro investido, quanto pelo tempo, pelo sonho, entre outros.
Então antes de investir pesado, você precisa entender bem, se convencer.
Se você está começando agora e não tem muita experiência de marketing de internet, eu sugiro começar a tocar algo sozinho, mesmo com pouca eficácia nos resultados.
Mas desta forma você vai entender, mãos na massa, os limites da sua competência, os gargalos dos seus processos.
E ao mesmo tempo vai se familiarizar com o mundo online e começar a criar um histórico de dados.
Existe um tempo fisiológico de amadurecimento de uma Estratégia de Marketing Digital que não pode se reduzir drasticamente só investindo mais.
Por exemplo, se você está começando do zero, não espere que investindo 10,000/mês chegue a um resultado 10 vezes superior do que investindo R$ 1,000/mês… …a não ser que você já tenha:
Experiência de Marketing Digital;
Dados históricos com base para definir uma estratégia;
Conhecimento do mercado e de como seus concorrentes divulgam online.
Nesta fase qualquer proposta que você receber, a primeira coisa que você vai ver é o preço, e isso é completamente independente da qualidade do serviço oferecido.
O fato é que você ainda não tem como prever o resultado que o fee de uma agência vai te dar.
Nesta fase você enxerga o fee da agência mais como custo do que como um investimento. — Isso está errado? — Claro que não.
Simplesmente o seu negócio ainda não tem a maturidade de um trabalho estratégico.
Dê tempo ao tempo.
Comece a tocar sozinho e, caso o seu problema seja o tempo, peça a ajuda de um freelancer!
Muito importante: mesmo depois de meses e meses, enquanto você achar que o seu problema no marketing digital seja tempo, não está pronto para um trabalho profissional de agência.
Surgirá sozinha a necessidade do apoio de uma estrutura profissional com uma história e com processos organizados.
Isso acontecerá quando você entenderá que precisa mais do que alguém para criar e publicar artes para Facebook.
Por isso que nós definimos claramente como nosso público-alvo da NoTopo:
Empresas que já tiveram uma primeira experiência com Marketing Digital e não deu certo.
Pois assim pulamos toda a parte de familiarização com a internet, os termos técnicos e o desgaste no convencimento que marketing digital é mais do que colocar dinheiro no Google AdWords e reduzir o Custo por Clique.
Caso queira começar um trabalho profissional, a primeira coisa a fazer é criar o seu plano, junto com o serviço profissional da agência, ou começar a pegar dados históricos para poder objetivar o seu planejamento.
Pois assim pulamos toda a parte de familiarização com a internet, os termos técnicos e o desgaste no convencimento que marketing digital é mais do que colocar dinheiro no Google AdWords e reduzir o Custo por Clique.
Caso queira começar um trabalho profissional, a primeira coisa a fazer é criar o seu plano, junto com o serviço profissional da agência, ou começar a pegar dados históricos para poder objetivar o seu planejamento.