Na era da informação digital, a divulgação em redes sociais se tornou uma necessidade para empresas que almejam ser notadas pelo público, independentemente de qual seja o segmento em que atua.
No setor alimentício, por exemplo, há uma grande vantagem que favorece as marcas: o fato de lidarem com produtos visualmente chamativos, abrindo inúmeras possibilidades de investir em estratégias que atraem o consumidor pela visão.
Neste conteúdo, mostraremos por que é tão importante fazer a divulgação em redes sociais e quais as melhores práticas para realizar essa tarefa de maneira eficiente. Acompanhe a leitura para conferir!
Saiba por que investir em mídias sociais
Sem dúvida, investir em campanhas de marketing nas redes sociais é algo que gera grandes retornos, porém não deve ser enfrentando como uma fórmula mágica para todas as questões da organização.
As redes sociais são apenas mais um entre os diversos canais de comunicação e divulgação, que podem ser utilizados e devem ser contextualizadas de acordo com o panorama geral das estratégias de marketing digital.
O grande trunfo de investir na divulgação em redes sociais está no fato de que elas aumentam significativamente as chances de que sua marca se relacione com o público-alvo de maneira mais segmentada, pessoal e interativa.
Além disso, essas mídias permitem que o negócio se aproxime mais do consumidor e conheça seus anseios e necessidades com mais precisão, algo que permite que as equipes de marketing obtenham dados importantes sobre a parcela do mercado que deseja impactar.
Confira 7 dicas para fazer a divulgação em redes sociais ser eficaz
Agora que você já tem uma perspectiva mais ampla sobre o papel das redes sociais no mundo moderno, mostraremos algumas dicas úteis para realizar uma boa divulgação em redes sociais.
1. Crie personas
O primeiro passo é saber com quem você está falando, pois todas as ações que integrarão as campanhas devem girar em torno do público da empresa. Dito isso, foque em divulgar para um determinado grupo de pessoas que esteja alinhado com os produtos e que contenha clientes em potencial. Em marketing digital, chamamos isso de persona.
Trata-se um perfil fictício de um consumidor ideal para o que sua marca comercializa. Por isso, todas as ações, em seus mínimos detalhes, devem atingir a persona. Felizmente, com as ferramentas adequadas, é possível obter informações comportamentais e demográficas que servirão como base para filtrar o público para o qual suas campanhas serão destinadas.
2. Defina quais redes sociais serão utilizadas
Outro ponto importante a ser considerado na hora de elaborar estratégias para divulgação em redes sociais é saber em quais mídias sua marca deve estar presente. Em marketing digital, diferentemente de como era feito no passado, a ideia não é atirar para todos os lados, mas usar sua munição com inteligência na direção certeira.
O LinkedIn, por exemplo, é uma rede social mais direcionada para os setores corporativo, financeiro, contábil, RH e tecnológico. Já o Instagram, por ser focado em impactar o público de maneira visual, é uma mídia muito utilizada por empresas do segmento alimentício, já que permite o compartilhamento de fotos de comidas, receitas, dicas e muito mais.
3. Produza conteúdo que realmente agregue valor
O consumidor 4.0 tem como uma de suas características mais marcantes ser bastante exigente em relação à experiência de compra e à qualidade do que consome, seja um produto físico, seja informação. Sendo assim, para que suas ações nas redes sociais sejam bem-sucedidas, é importante produzir conteúdos excelentes e que façam a diferença.
Isso dará credibilidade e reconhecimento à marca como autoridade no mercado em que atua, além de impactar diretamente a performance das redes sociais. No Instagram, por exemplo, poste fotos de qualidade e chamativas, mas não deixe de agregar um texto à imagem e um link que leve ao blog, pois isso potencializará ainda mais os resultados.
4. Interaja com seu público
Muitos empreendedores não entendem o porquê de os perfis de suas marcas não conseguirem um bom desempenho com o público-alvo. Em grande parte dos casos, o motivo está ligado ao fato de que há falta de interação com os usuários nas redes sociais.
Se você pretende expandir o negócio também no âmbito digital, saiba que, para engajar os seguidores, será necessário responder aos seus comentários e mensagens. Dê atenção aos usuários e, se possível, até mime um pouco o público, já que isso pode ajudar a melhorar a performance nessas mídias.
5. Evite divulgar seu produto excessivamente
Por mais que soe de forma estranha, é necessário compreender que a lógica das redes sociais é bastante específica. Cada plataforma atende a um determinado perfil de usuário e um nicho específico do mercado, como já foi dito.
Se a página de uma marca só divulga seus produtos ou serviços, existem grandes possibilidades de que ela caia no esquecimento, pois os usuários se identificam mais com organizações que oferecem vantagens, sem que isso signifique que eles precisem comprar algo.
É óbvio que a ideia central de investir na divulgação em redes sociais é aumentar as vendas, entretanto isso precisa ser feito com inteligência, sutileza e profissionalismo. Antes de “empurrar” um produto, ofereça algo como:
dicas úteis;
conteúdos interessantes;
notícias sobre o mercado;
depoimentos e cases de consumidores satisfeitos;
tendências atuais do seu segmento.
O objetivo é estabelecer um vínculo de confiança com seus seguidores. Desse modo, a marca será vista com bons olhos pelo público.
6. Invista em seus conhecimentos sobre marketing digital
Você não precisa ser um especialista, mas é importante que invista em aprimorar seus conhecimentos nessa área, visto que isso pode gerar vantagem em relação à concorrência. Faça cursos e estude bastante para aprender sobre técnicas e ações para divulgação em redes sociais.
Quanto mais você souber sobre essas ferramentas, mais familiaridade terá com os conceitos e tendências sobre o comportamento do consumidor na internet.
7. Desenvolva estratégias eficientes
Por fim, é importante mencionar que, apesar de todas as dicas que demos até aqui, é você quem deve desenvolver estratégias eficazes para inserção nas redes sociais. O segredo é alinhar um bom planejamento a uma visão clara de que as redes sociais são suas aliadas e que podem fazer diferença na captação de clientes.
Como você pôde contemplar neste artigo, a divulgação em redes sociais é algo que não pode ser mais ignorado no mercado atual. O consumidor passou por mudanças comportamentais drásticas na última década e, para acompanhar suas necessidades, é preciso utilizar estratégias inovadoras.
Além disso, mostramos uma série de práticas úteis para alavancar as ações nessas mídias e gerar visibilidade para a marca.